Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Transplante de Barba
O que é, e como funciona?
Assim como o Transplante Capilar, é realizada uma redistribuição de folículos, utilizando fios da própria barba (parte inferior do queixo e pescoço) para aumentar a densidade em regiões com poucos fios e cobrir áreas de falhas ou até mesmo, regiões sem folículos.
Quando a área doadora da própria barba não é suficiente para este procedimento, deve ser complementada com a extração de folículos da parte posterior da cabeça, devido a sua menor sensibilidade ao hormônio relacionado à calvície. Contudo, é preciso ressaltar que os folículos retirados do couro cabeludo devem ser de 1 a dois fios, para se evitar resultados artificiais com tufos na face.
Qual Técnica é Utilizada?
Pode-se utilizar a técnica FUE convencional com a extração de folículos da região da barba e posterior do couro cabeludo, se necessário. Ou a técnica FUE Long Hair, com extração de folículos com a haste folicular presente para se prever a angulação e curvatura corretas durante a implantação, indicada em casos específicos para se obter um resultado ainda mais natural.
Quanto tempo dura em média a cirurgia ?
Em média, de 8 a 10 horas dependendo da quantidade de folículos necessários para cobertura completa e densidade adequada. Porém, esse tempo pode variar com a complexidade de cada caso, principalmente, se existir alguma doença de pele associada, cirurgias ou cicatrizes no local.
É um procedimento seguro?
Segurança sempre em primeiro lugar, por isso, todos os pacientes, sem exceção, são operados em centro cirúrgico com todo suporte necessário de uma infraestrutura hospitalar com a presença de médico Anestesista em sala e equipe treinada para qualquer eventualidade. Além disso, todos os pacientes permanecem sob sedação intravenosa, monitorizados, com meia elástica e bota pneumática em membros inferiores, devidamente aquecidos com manta térmica, controle de glicemia, controle de pressão, batimentos cardíacos, saturação de oxigênio e temperatura corporal. Tudo isso para garantir a segurança e todo o conforto necessários.
O Procedimento é Doloroso?
Sem dúvidas uma das maiores preocupações de quem passa por qualquer procedimento cirúrgico. De fato, por muitos anos a anestesia no Transplante de Barba se limitou a anestesia local e, em alguns locais, a utilização de sedação por via oral leve associada.
Mas, com intuito de trazer ainda mais conforto com toda a segurança necessária, a sedação intravenosa leve, associada a anestesia local modificou completamente a perspectiva do paciente em relação ao procedimento. Uma vez que era uma cirurgia longa, onde muitas vezes a anestesia local não durava tanto a ponto de causar incômodos, com a utilização de sedação intravenosa isso não acontece devido a anestesia ser mais completa, deixando o paciente confortável durante todo o procedimento
Ou seja, antes muitos pacientes evitavam operar pelo risco de realizar a cirurgia em clínicas e consultórios, sem capacidade para prestar qualquer tipo de atendimento a alguma intercorrência. Contudo, com a necessidade de evitar maiores riscos e desconfortos a sedação intravenosa realizada pelo médico Anestesista se mostrou superior por sua segurança, quando realizada em centro cirúrgico capacitado e por deixar o paciente confortável durante toda a cirurgia, sem acordar com dor ou qualquer incômodo que estragasse a perspectiva positiva em relação ao dia da cirurgia.
Após todo esse cuidado inicial, enquanto o cirurgião atua em campo, o anestesista, equipe de enfermagem e assistentes, cuidam para que o paciente permaneça confortável até o fim da cirurgia.
Os Fios Transplantados Caem?
Seguindo a lógica do Transplante Capilar, os fios transplantados costumam cair em torno do primeiro mês para iniciar uma nova fase de crescimento em torno de 3 meses.
Por mais que essa queda transitória deixe os pacientes ainda mais ansiosos, é um processo natural da cicatrização e crescimento dos folículos transplantados. No entanto, após início da fase de crescimento, costumam evoluir com o passar dos meses ganhando mais densidade e, consequentemente, mais volume em torno de 6 meses, completando seu crescimento e evolução com 8 meses a um ano.
Cicatrizes Ficam Visíveis?
Praticamente imperceptíveis quando utilizado material de qualidade e tecnologias corretas. Por se tratar de face, é um procedimento que requer ainda mais delicadeza e cuidado para se evitar cicatrizes inestéticas e resultados artificiais.
Dessa forma, prioriza-se a utilização de micro lâminas circulares (punchs) para extração, menores que 1 mm e lâminas para incisões na área receptora de 0,65 a 0,8mm. Por isso, quando realizado por profissional capacitado os resultados ficam naturais e as micro cicatrizes praticamente imperceptíveis devido à expertise profissional e qualidade dos materiais utilizados.
Geralmente, com 7 a 10 dias as cicatrizes na área doadora já estão começando a se formar e o paciente consegue retornar às suas atividades sem a presença de cascas, cicatrizes e falhas grosseiras.
Quando o Paciente estará Liberado para Raspagem da Barba?
Com o processo de cicatrização otimizado e materiais de qualidade, em torno de 14 dias de pós operatório o paciente pode raspar a área doadora da barba. Mas, a área receptora deve ser mantida sem nenhuma raspagem ou atrito por um mês. Porém, existem casos em que o paciente precisa aparar a barba para retorno ao trabalho, dessa forma, a partir de 14 dias de cirurgia pode aparar com cuidado a área receptora com máquina ou tesoura sem encostar na pele ou gerando qualquer atrito até o final do primeiro mês.
Quando o Paciente pode Retornar ao Trabalho e às Atividades Físicas?
Dependendo do trabalho, a partir do segundo dia de pós operatório, devendo levar em consideração todas as orientações do cirurgião, tendo em vista que deve evitar exposição solar, banho de mar, banho de piscina, atrito na área receptora por no mínimo 30 dias.
Em caso de pacientes que trabalham em ambientes com exposição solar, a partir de 14 dias de pós-operatório podem retornar ao trabalho utilizando protetor solar específico para o rosto e boné com proteção UV quando além de barba é realizado o Transplante Capilar.
Exercícios físicos estão liberados a partir do quinto dia, respeitando as orientações do profissional, evitando qualquer atrito local desnecessário, redobrando os cuidados com a higiene após o treino.
Existe contraindicação ao Transplante de Barba?
Como toda cirurgia, o Transplante de Barba tem suas contraindicações relativas e absolutas, por isso, antes de indicar procedimento o profissional responsável deve fazer uma avaliação clínica e física completa, levando em consideração os riscos e benefícios do procedimento.
Doenças autoimunes e inflamatórias tendem a ser uma preocupação frequente devido a episódios de reativação mesmo com tratamento clínico correto, por isso, ao indicar um procedimento essas doenças devem ser diagnosticadas corretamente e, se necessário, iniciar um tratamento por alguns meses antes de considerar a cirurgia.
Em casos de infecção ativa, doenças cardiovasculares descompensadas, tumores locais, a cirurgia deve ser evitada até controle clínico e melhora do quadro. Cada caso precisa ser avaliado individualmente, com todo cuidado necessário para que os pacientes não saiam prejudicados por uma indicação mal feita ou pressa do profissional responsável, afinal, por menor que seja a cirurgia, nunca deve ser subestimada!
Quanto Custa um Transplante de Barba?
Por orientações do Conselho Federal de Medicina os médicos não devem postar preços de procedimentos em redes sociais e sites. Mas, para facilitar a compreensão a média de valores está entre 25 a 40 mil e varia de acordo com o profissional, local, tempo de cirurgia, experiência da equipe, qualidade dos materiais, tecnologias utilizadas, ambiente controlado, centro cirúrgico, honorários médicos, acompanhamento pós operatório e kit para recuperação.
Por isso, procure sempre por qualidade, infelizmente, muitas pessoas acabam procurando com pressa ou pensando apenas em preço e acabam frustradas com resultados ruins, e, em muitos casos, acabam procurando outra cirurgia para corrigir um erro ou resultado bem abaixo do esperado. Além de colocarem suas vidas em risco, realizando procedimentos em locais sem infraestrutura e segurança adequadas.
Portanto, busque sempre conhecer a formação do profissional responsável pelo procedimento, se realmente é médico e tem capacitação para estar atuando com Transplante de Barba, sua equipe, forma de trabalho e seus resultados.